terça-feira, 31 de maio de 2011

Eu, meu primeiro amor



É em movimento que meus pensamentos acordam.  Em rítmo de viagem.  Começo a ouvir a trilha daquela viagem.  Os movimentos se acordam dentro de mim.  Preciso criar algo.  Porque o lúdico dentro de mim quer explodir.  E pede reconhecimento.  preciso dar alguma forma a ele.  Preciso criar algo.  Algo que recompense, compense pela solidão da criação - e dê significado a angústia deste momento - criando algo belo.  Substituindo com forma o que não tem forma - o amor.

Olhando todas as pessoas passando, cruzando, como num filme em movimento... eu penso, cada uma dessas pessoas é um grande mundo.  Cheio de amor, cheio de sonhos, com algum grande sonho, com alguma dor, e alguns medos.  Uma menina que derrapa na calçada em frente ao ônibus lembra a minha irmã.  Uma mulher com sua filha sentada num banco de cimento olha para a sua filha. Ela lembra todas as mães do mundo.  E lembra só ela mesma sentada ali naquele banco.

Sentada em algum lugar muito longe da minha casa, eu sou capaz de me ver, de me enxergar de alguma outra forma.  Meu primeiro amor - a criação dentro de mim.  Essas palavras, quando criança - as formas do lápis, hoje - uma maneira de enxergar o mundo, uma forma de admirar o mundo, de amar o mundo - as imagens, os movimentos, a música das imagens.

A grande busca desta vida é se encontrar a si mesmo.  É uma das descobertas mais árduas e duras porque temos que fazê-la completamente sozinhos.  A busca eterna desta existência - o amor por si mesmo.  Se encontrar, se descobrir, se identificar, e enfim - se amar.  Não existe fórmula.  Todos nós estamos - em uma busca eterna - procurando nos encontrarmos por aí.  E ao nos encontrarmos - podermos nos amar.  Eis o maior aprendizado da vida.
Alguns se negam na exacerbada auto-afirmação, outros na baixa auto-estima.  Mas todos estamos igualmente buscando nos conhecermos, nos aceitarmos, e enfim, aprendermos a nos amarmos.  Esta é uma descoberta pessoal, eterna e única de cada um.  A identidade é fluida, e se transforma através da vida, através do que toca, do que interage, do que vivencia... O auto-conhecimento e a auto-aceitação são tarefas eternas, como a pedra que Sisyphus* foi condenado pelos Deuses a carregar para o alto da montanha.  O que importa é o caminho, o processo, a viagem.  A busca é interminável!

Em mim, eu amo este coração que não tem escolha senão transbordar nestas palavras.  Em em notas de músicas, em caminhadas, em viagens, e momentos preciosos por esta vida.  Este coração que me torna frágil, e forte, e grande e tão pequena... Que me proporciona dor e a suprema felicidade.  Que compreende que a felicidade é a alegria conquistada após a dor e a maravilha de viver.  Este coração sem o qual não seria eu.  O coração que é meu, que veio comigo, que cresceu e que aprendeu a amar.  Que sabe que o amor é uma capacidade que encontrei dentro de mim e que aprendi nesses últimos tempos.  Agradeço por ele, meu coração que veio assim, que cresceu assim e que aprendeu a ser amado.

E você, o que ama em você?

* O Mito de Sisyphus, Albert Camus.

- Fernanda Tornaghi.

2 comentários:

  1. O texto está em movimento, assim como seus pensamentos. Ele começa falando de expectativa, de percepções e termina com uma conclusão genial. Ele começa com medo e termina amando, seguro sobre o processo que está passando...

    ResponderExcluir
  2. Der Wert, den eine moderne Uhr bietet, ist beträchtlich hoch. Sie ermöglichen es Ihnen,rolex fake Ihre eigenen Geschichten zu schreiben und mit einer Uhr eine persönliche Geschichte aufzubauen. Wenn man von einer zeitgenössischen Taucheruhr spricht, wächst die Anziehungskraft umso mehr.uhren replica Taucheruhren sind für Abenteuer ausgestattet. Sie sind tiefgründig, robust und bereit für alles, was Sie auf sie werfen möchten. Vintage Taucheruhren hingegen sind möglicherweise nicht für die gleichen furchtlosen Eskapaden geeignet,fake uhren die sie einmal waren. Betreten Sie die enge Auswahl an modernen Tauchangeboten von Worn & Wound. Diese Uhren entsprechen modernen Standards und können uhren replica wie jede gute Taucheruhr angeschnallt und vergessen werden.

    ResponderExcluir